quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

REGULAMENTO:

Objetivos
O Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2012 tem por finalidade, incentivar o futebol, bem como todo esporte, a disciplina, a educação, o respeito, a competição justa, a honestidade, a bondade entre os jovens e adultos, revelar novos valores para o futebol e para a vida, estimulando o jovem a praticar esporte e proporcionando aos participantes, benefício físico, mental e cultural, bem como criar novas formas de amizades entre atletas, dirigentes, pessoas, equipes e sociedade;
Capítulo I - Do julgamento de infrações e Direitos reservados
Art.1º – Toda e qualquer infração será analisada e dirimida por uma comissão especial de julgamento, que será soberana, convocada excepcionalmente para tal finalidade e que julgará a questão amparada neste regulamento e nas normas do esporte, em única instância, não cabendo recurso da decisão;
Parágrafo 1º – Esta comissão especial de julgamento será composta por três membros votantes, formada por membros indicados pelo coordenador geral da competição e sua decisão deverá ser acatada na íntegra;Parágrafo 2º – Toda análise de infração será feita com base na súmula da partida preenchida e assinada pelo árbitro.Parágrafo 3º – Anexam-se a este regulamento as regras aqui não especificadas, baixadas para o futebol de campo pelo CND e CBF, outorgadas pela international board e FIFA ; exceto as modificadas por este regulamento;
Punição:
1. Ofensas verbais ou gestuais ao árbitro, auxiliares, mesário, membro da comissão organizadora, companheiro de equipe, adversário ou direcionado a torcedores/arquibancada: 03 partidas de suspensão. Eliminação do atleta do campeonato. Atletas e/ou dirigentes que foram punidos com 3 partidas ou eliminação no campeonato de 2011, em caso de reincidência, serão eliminados automaticamente.
2. Agressão física ao árbitro, auxiliares, mesário, membro da comissão organizadora, companheiro de equipe, adversário ou torcedor: Eliminação do atleta do campeonato. Atletas e/ou dirigentes que foram punidos com 3 partidas ou eliminação no campeonato de 2011, em caso de reincidência, serão eliminados automaticamente.
(Caracteriza-se agressão ou ofensa qualquer ato citado acima, ocorrido nas imediações do estádio de duas horas antes até duas horas depois de qualquer partida realizada).

Capítulo II – Da faixa etária e forma de disputa
Art. 2º – O Campeonato Interno de futebol – cidade de Cruzília/MG será disputado na categoria adulto, de 18/03/2012 a 30/06/2012;
Parágrafo – O Campeonato Interno Municipal – cidade de Cruzília/MG, deverá ser disputado apenas por equipes locais (rurais ou urbanas), não sendo autorizada a inscrição de equipes que se caracterize de outra cidade (qualquer atleta de outra cidade poderá participar, desde que seja por uma equipe de Cruzília/MG).
Parágrafo– Não haverá nenhum tipo de vantagem para os melhores classificados na segunda e terceira fases do campeonato.
Parágrafo– Este campeonato terá formato de DUAS chaves, jogando todas as agremiações dentro de cada chave ente si, classificando as 4 melhores de cada chave
que farão a disputa de quartas de fiais, classificando as quatro equipes vencedoras, jogando as semi-finais e posteriormente as finais. A fase QUARTAS DE FINAL será defina da seguinte maneira: JOGO 01: 1ºA x 4ºB, JOGO 02: 2ºA x 3ºB, JOGO 03: 1ºB x 4ºA e JOGO 04: 2ºB x 3ºA. A fase SEMI-FINAL será definida da seguinte maneira: VENCEDOR DO JOGO 01 x VENCEDOR DO JOGO 03 E VENCEDOR DO JOGO 02 X VENCEDOR DO JOGO 04. A grande final será decidida pelas duas equipes vencedoras dos confrontos da Semi-Final em duas partidas, uma em cada campo (seguindo a ordem conforme sorteio realizado em reunião no dia 18/03/2012: Primeira partida da Final: ______________ – Segunda partida da Final: Campo _______________). Será campeã a equipe que atingir 4 pontos ou mais ou ter um maior saldo de gols nas duas partidas. Em caso de dois empates ou vitórias por mesma diferença de gols, a decisão acontecerá através da cobrança de pênaltis.
Art. 3º – As equipes devem apresentar-se no local de jogo, DEVIDAMENTE UNIFORMIZADA, TRINTA (30) MINUTOS ANTES do horário oficial da tabela;
Art. 4º – Toda equipe tem direito à 15 minutos de tolerância após o apito final da partida anterior para estar dentro de campo devidamente documentado e uniformizado, pronto para iniciar a partida;  e 15 minutos  de tolerância à partir do horário da tabela em caso de primeira partida do dia. Este tempo será cronometrado pelo quarto árbitro.
Art. 5º – Nas quartas de finais, semifinais e finais as equipes jogarão em igualdade, tendo que haver um vencedor (exceto na primeira partida da final), caso empate no tempo normal de jogo, haverá cobrança de cinco penais; Persistindo, cobranças alternadas até que haja um vencedor;
Capítulo III - Dos critérios de classificação e desempate
Art. 5º – Os critérios de classificação e desempate para a Primeira Fase são:
a) Número de pontos ganhos;
Vitória: 3 pontos; WxO: 3 pontos; empate: 1 ponto; derrota: 0 ponto (em caso de WxO, não haverá a computação de gols a nenhum atleta da equipe, e servirá como gols pró/contra em caso de necessidade de desempate);
b) Maior número de vitórias;
c) Maior saldo positivo de gols;
d) Confronto direto;
e) Maior número de gols pró;
f) Equipe mais disciplinada (onde 1 amarelo conta -1 ponto e vermelho -3 pontos);
g) Sorteio;
Art. 6º – Os critérios de classificação e desempate para a Quartas de final, Semifinal e Final são:
Quartas de final e Fase Semifinal: Em caso de empate, serão cobrados 5 penais por equipe, permanecendo o empate, passaremos então à cobrança de pênaltis alternados até que haja um vencedor.
Fase Final: Será campeã a equipe que atingir 4 pontos ou mais ou ter um maior saldo de gols nas duas partidas. Em caso de dois empates ou vitórias por mesma diferença de gols, a decisão acontecerá através da cobrança de pênaltis.

Capítulo IV - Das normas, sanções e procedimentos do tempo de jogo:
Art. 7º – As partidas serão jogadas em dois tempos de quarenta e cinco minutos, com intervalo de dez minutos entre os tempos de jogo;
Art. 8º – Os horários de todas as partidas serão comunicados previamente em tabela, não será aceito nenhum tipo de alteração. O atraso para o seu início não poderá ser superior a quinze minutos, sob pena de a equipe responsável perder pelo placar de três tentos a zero;
Parágrafo. 1º – Caso o atraso não tenha sido ocasionado por nenhuma das equipes, havendo condição de jogar a partida, esta deverá ser realizada normalmente. Necessitando marcar nova partida, as equipes deverão jogar no horário definido pela Comissão Organizadora, sob pena de ser declarada ausente e, portanto perdedora pelo placar de três tentos a zero;
Parágrafo 2º – Partidas que não forem realizadas, parcial ou totalmente, por intempéries do tempo ou quaisquer inconvenientes que estejam fora da autonomia da coordenação geral do evento, serão remarcadas a critério desta coordenação, cabendo à mesma e somente à mesma, decidir sobre o assunto, não cabendo qualquer recurso ou protesto contra decisão que esta coordenação venha tomar;
Parágrafo 3º – Cada equipe deverá levar 2 bolas em condição de jogo, 2 gandulas para cada partida e arcar com os valores de aluguel dos campos no valor de R$30,00 (Trinta reais) por partida.
Art. 9º – As equipes não poderão se apresentar com um número de atletas inferior a sete; O mesmo não poderá ocorrer no decorrer da partida, ficando esta sob pena de ser suspensa e declarada perdedora pelo placar de três tentos a zero, desde que não esteja perdendo por uma diferença superior ao número de gols estabelecido; Neste caso prevalecerá o resultado do jogo no momento da paralisação. A equipe que deixar o campo de jogo, sem o término assinalado pelo árbitro, não importando o tempo restante, será desclassificada da competição e a oposta, dada como vencedora da partida pelo placar de três tentos zero ou igual diferença;
Capitulo V - Da inscrição
Art. 10º – A Ficha de Inscrição deverá ser entregue na data limite da terceira partida da equipe no campeonato; juntamente com a cópia da CARTEIRA DE IDENTIDADE (RG), ou, excepcionalmente, na ausência da identidade, a Carteira de habilitação, ou ainda a carteirinha original do campeonato de 2011, após entrega da ficha nenhum atleta poderá ser inscrito;
2. A Ficha de Inscrição deverá ser devidamente preenchida e assinada (não serão aceitas fichas rasuradas, sujas, à caneta ou não assinadas);
3. O representante da equipe participante é responsável pela apresentação dos documentos exigidos e por sua idoneidade, sob pena de desclassificação, sumária, da DELEGAÇÃO a que pertence o atleta ou atletas;
4. Todas as equipes poderão inscrever 30 atletas, com ficha de inscrição acompanhada de assinatura e cópia do RG ou Carteira de habilitação ou ainda carteirinha do campeonato de 2011 entregues à Comissão organizadora na data limite da terceira partida da equipe no campeonato.
5. Cada atleta terá sua carteirinha de identificação confeccionada pela organização do campeonato, e após a entrega da mesma, nenhum atleta poderá atuar sem a sua apresentação. Os atletas que participaram da competição do ano anterior e já têm sua carteirinha, devem entrega-las à Comissão Organizadora para atualização da mesma (alteração da equipe). Em caso de perda, será cobrado um valor de R$5,00 para a confecção de uma nova carteirinha.
6. Todos os 30 inscritos deverão ter estado em campo (atuando ou não) até a terceira rodada (3° jogo da equipe) no campeonato. A equipe que não cumprir este item, seu atleta terá sido automaticamente excluído do campeonato, e a equipe não poderá substituí-lo.
7. Não será permitida a inscrição de atletas nascidos anteriormente a 1991 que estejam disputando qualquer tipo de liga ou torneio amador ou profissional com nível acima de municipal (Exemplos: Liga Desportiva Caxambuense, Liga Andrelandense de Futebol, Campeonato Sul - Mineiro, Panorama, Campeonato Mineiro, Campeonato Carioca, Campeonato Paulista de qualquer série que seja A, B, C ou D etc.). Não será permitida a inscrição de atletas profissionais de qualquer idade.
Art. 11º – Não haverá necessidade de manter uma numeração fixa para os atletas.
Parágrafo 1° – O atleta inscrito em uma equipe não poderá ser transferido para outra que também participe deste Campeonato, sob pena de eliminação do atleta do campeonato e de transferência dos pontos da partida em que o atleta irregular atuar;
Parágrafo 2° - Nenhuma inscrição de atleta poderá ser autorizada a partir do inicio da terceira partida da equipe no Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG; Punição: Perda/transferência dos pontos das partidas em que o atleta irregular atuar, eliminação do atleta (Não haverá desclassificação da equipe);
Capítulo VI - Das reclamações
Art. 12ºToda reclamação ou queixa deverá ser feita exclusivamente em A4, em duas vias, destinado à Comissão Organizadora do Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília - ano: 2012 em tempo hábil (até 48 horas da ocorrência do fato);
Capitulo VII - Do uniforme/acessórios e Premiação / Conduta
Art. 13º - Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG terá a seguinte premiação:
TROFÉUS DE CAMPEÃO, DE VICE-CAMPEÃO, MEDALHAS A TODOS OS ATLETAS CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES, TOFÉUS  DE ARTILHEIRO, MELHOR GOLEIRO, DELEGAÇÃO + DISCIPLINADA;
Art. 14º – Todo atleta deverá apresentar-se devidamente uniformizado para o jogo, usando camisa de seu clube com seu respectivo número, calção, meias, e, podendo ser impedido de entrar em jogo ou expulso da partida se já tiver iniciado caso esteja usando algum acessório dos citados acima de cor ou tom diferente dos demais atletas em campo. Não poderá participar do jogo atleta com bijuterias, jóias, cordões, anéis, brincos e ou qualquer material ou objeto que possa oferecer o mínimo, que seja de risco a saúde ou integridade física do mesmo ou de outro participante do jogo, mesmo coberto com esparadrapo ou similar; NÃO É PERMITIDO FUMAR NO LOCAL DE JOGO. Fica o árbitro do jogo responsável pela fiscalização e punição.
Capitulo VIII - Da disciplina em jogo
Art. 15º – O atleta que for punido com cartão vermelho estará excluído da partida e cumprirá uma suspensão automática, anulando o segundo cartão amarelo que possa ter recebido na mesma partida. Este deverá, imediatamente, deixar o campo de jogo e sequer poderá permanecer no banco de reservas;
Parágrafo 1º – Três cartões amarelos acumulados, o atleta cumprirá suspensão automática por uma partida; Verifica-se que apenas poderão permanecer em campo de jogo os atletas e dirigentes que assinarem a súmula do jogo e respectivos reservas. No caso da comissão técnica, poderão permanecer no banco de reservas apenas 03 membros.
Parágrafo 2º – A  DELEGAÇÃO não poderá utilizar nenhum ATLETA irregular, sob pena de perda/transferência dos pontos da partida e eliminação do atleta do campeonato.
Parágrafo 3º – Para as fases quartas de final, semifinal e final, não haverá a eliminações dos cartões amarelos dos atletas que tiverem recebido durante a Primeira Fase;
Capitulo IX - Das substituições
Art. 16º – CADA EQUIPE PODERÁ SUBSTITUIR ATÉ CINCO (05) ATLETAS POR JOGO;
Parágrafo único – Nas substituições o atleta deverá apresenta-se à mesa da partida informando seu nome (que será conferido pelo mesário da partida) e aguardar a autorização do árbitro, sob pena de ser advertido com cartão amarelo; Para que um atleta entre em campo, na substituição, o outro deverá SAIR COMPLETAMENTE do campo de jogo; SAIR: PELO PONTO MAIS PRÓXIMO, ENTRAR: JUNTO À LINHA DE MEIO DE CAMPO
Art. 17º – Cada equipe deverá inscrever no MÁXIMO 30 atletas.  A súmula já estará preenchida, cabendo ao mesário apenas a conferência dos documentos de inscrição. Poderão estar disponíveis para atuar no máximo 22 atletas por partida. Só poderão ficar no banco de reservas os membros da comissão técnica, inscritos na ficha de identificação, não podendo exceder a 3 pessoas;
Art. 18ºApós iniciado o jogo, nenhum atleta poderá adentrar o campo de jogo, ficando impedido, assim, de fazer parte do jogo em questão;
Capitulo X – Da disciplina e conduta fora do campo
Art. 19º – todos os atletas e componentes das delegações deverão considerar uma conduta moral, ética esportiva educada e adequada, tanto dentro quanto fora de campo, sob pena de ser advertida pela comissão ou ser solicitada seu desligamento do campeonato definitivamente, devendo seus responsáveis, da comissão técnica comprometer-se em encaminhar o individuo em questão, imediatamente, para fora do campo de jogo, e, em caso de envolvimento da delegação de forma generaliza, esta será convida a retirar-se, se necessário, com escolta policial, na forma da lei;
a saber: agressão verbal ou física a membros da organização do campeonato ou a qualquer outro, briga generalizada, envolvimento que leve a boletim de ocorrência, agressão verbal e/ou física, perda de controle por parte da comissão técnica, sem retomada por parte da mesma do controle de seu grupo de atletas, delitos de gravidade para boletim de ocorrência e outros atos de indisciplina semelhantes; JAMAIS levar para o campo de jogo, portar/conduzir ou fazer uso de material, cigarros, bebidas, bombas, bombinhas, facas ou similares pontiagudos, ou qualquer material que ofereça o menor risco ao mesmo ou demais envolvidos, ficando sujeito, o infrator A EXCLUSÃO DEFINITIVA E IMEDIATA DO CAMPEONATO;
Art. 20º - Do horário de jogo e bola de jogo:
Todos os horários de jogos e formação de grupos e tabela são de responsabilidade do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Cruzília/MG e de seus coordenadores, que só poderão alterar tanto horário quanto local de jogo se houver algum motivo/causa justa.
As equipes deverão estar no local de jogo 30 minutos antes do horário marcado para iniciar o mesmo, bem como, também, o mesário e trio de árbitros;
Cada equipe deverá entregar ao mesário 2 (duas) bolas novas, em perfeitas condições para o início do jogo que deverá ser, imediatamente, avaliada pelo árbitro do jogo, que aprovará ou não tais bolas e tomará devidas providências; Apresentar ao mesário 2 gandulas para cada partida e arcar com os valores de aluguel dos campos no valor de R$30,00 (Trinta reais) por partida a serem entregues ao mesário antes do início da partida
Parágrafo 1º - Todo este processo deverá ser fiscalizado pelo mesário e caso a equipe não apresente as bolas, os gandulas ou taxa de aluguel do campo, o mesário informará o árbitro que deverá declarar a oponente vencedora do jogo em questão pelo placar de 3x0 (a equipe perdedora continuará no evento). 
Capitulo XI – dos direitos reservados
Art. 21º - A TABELA DOS JOGOS é de responsabilidade única do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Cruzília/MG que fará a tabela seguindo, critérios próprios e, não caberá decisão sobre estes atos a qualquer delegação, clube sede ou membro desta;
Art.22º - horários diários dos jogos: Manhã, 09h00, 11h00 e Tarde 13h00 em casos especiais, algumas partidas serão marcadas para as 9h30min, 13h00 e 15h00. (Pederá haver jogos em feriados sempre às 15 horas)
IMPORTANTE: Na hipótese de desistência de qualquer equipe da tabela, esta prosseguirá normalmente e todos seus adversários serão dados como vencedores pelo placar de três tentos a zero (3 x 0); Na impossibilidade de realização de algum jogo, este, será marcado, pela coordenação, para data e horário disponíveis ou, na impossibilidade, sorteados.
Parágrafo Único: toda segunda-feira a partir das 12 horas, haverá a atualização do Blog: www.campeonatointernodecruzilia.blogspot.com onde as equipes acompanharão as punições, resultados oficiais, artilharia, e demais decisões da equipe organizadora.
Art.23º - Este regulamento deverá ser lido pelo representante da equipe a todos os atletas pertencentes à sua agremiação, para que todos estejam cientes de seus direitos e deveres dentro de campo e para que a ordem possa ser mantida.












Capitulo XII – Da assinatura da declaração e concordância com regulamento
Declaro ter lido e, assim, aceito, este regulamento em sua totalidade, como instrumento de regulamentação do Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2012, que se realizará de 18/03/2012 a 30/06/2012, na cidade de Cruzília/MG; Estou ciente das obrigações do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Cruzília, em organizar e realizar o campeonato, fornecer trio de árbitros para os jogos, campo marcado e em condições de executar as partidas de futebol do  Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2012; administrar, integralmente, o Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2012; aceito este regulamento como instrumento que irá mediar este evento, que nenhum membro da coordenação esta autorizado a fazer qualquer declaração a respeito do evento e tão pouco a respeito de arbitragem, que qualquer declaração só poderá partir do Coordenador Geral do Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2012, Eder Souza Ferreira de Sá; que após ler e assinar este termo eu aceito e declaro concordar com o mesmo na íntegra, sem poder, APÓS, reivindicar qualquer alteração no mesmo; que devo cumprir as regras, aqui expostas, e que, seguirei, também, as regras do futebol em sua totalidade e admito as alterações feitas na regra de futebol e adaptadas para este evento;
Estou ciente que ao inscrever minha agremiação neste evento, também, tomei ciência de todo conteúdo deste documento, bem como de sua programação  e concordo em sua totalidade, sem restrições posteriores a  nenhum item ou capítulo ou parágrafo deste.
E, sendo assim, assinam este documento, no espaço abaixo, todos os participantes do Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2012


CRUZÍLIA, 28 de Fevereiro de 2012.








Eder Souza Ferreira de Sá
E-mail: dedycruzilia@yahoo.com.br
Tel.: (35) 9951-2802
Departamento de Esporte - Cruzília/MG

Considerações Finais
Senhores dirigentes, árbitros, colaboradores, autoridades e demais envolvidos no Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2012 espero que todos haja com cortesia, com espírito desportivo, principalmente na derrota, nas horas difíceis. Que os vencedores haja com o respeito peculiar ao desportista, sem tripudiar, zombar ou gabar-se pela vitória junto ao oponente. Que todos entendam a necessidade de fazer deste tipo de evento, não uma guerra de palavrões na beira do campo ou qualquer parte outra, que gritarias e agressividades sejam legados aos desequilibrados e aos que não tem nenhuma responsabilidade com educação, formação de caráter e disciplina dos jovens que, aos senhores, lhes são confiados pelos pais destes. Que, definitivamente, este regulamento seja respeitado e aceito sem que na hora da derrota venha a culpar terceiros ou a este instrumento. Pois antes de tudo, os senhores o leram, aceitaram e assinaram como testemunho deste fato. Que os árbitros saibam comportar-se de forma neutra e educada, para assim, estar educando. Os colaboradores, como árbitros e coordenadores, mesários não devem dar qualquer opinião e sugestão a qualquer equipe, dirigente ou qualquer outra pessoa. Devem atuar de forma discreta e educada. Qualquer declaração deverá ser dada, exclusivamente, pelo Coordenador Geral do Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2011, Eder Souza Ferreira de Sá. Que seja norma, neste evento e para a vida, não discutir, protestar, questionar a respeito das regras do jogo, previamente aceitas, culpando assim, a terceiros pelo insucesso que vier dentro do campo de jogo e que não se utilize de palavrões ou gritarias em questionamentos ou desavenças, mas sim use o bom senso, o entendimento e caminhos educados para fazê-lo, sem assim, ferir a terceiros com atos grosseiros e mal educados. Que árbitros usem de gentileza e educação, mas com a energia quando for o caso, ao dirigir-se a membros da comissão técnica e aos atletas e que o mesmo expediente seja usado pelos atletas e membros das comissões técnicas. Jamais, jamais, façam reclamação verbal ríspida ou agressiva, isto não vai resolver nada. Ao contrário, seja razoável e siga o regulamento, entregue sua indignação ou discordância por escrito, em duas vias à Coordenação do Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2011. Bem, se todos nós tivermos a responsabilidade que o evento necessita e cumprirmos regulamento e horários, participando de toda a programação e jogos dentro dos horários e de acordo com o regulamento, todos nós faremos uma grande festa, um grande evento. Lembrar que a Coordenação não tem obrigação de ficar cobrando para que os responsáveis pelas delegações cumpram as regras, as obrigações no tempo certo, cada um tem que ter responsabilidade  ler o regulamento e, se houver dúvida, enviar documento solicitando resposta com o questionamento  em tempo hábil para respondermos e tomarmos as medidas cabíveis.
Saibam da responsabilidade de cada um, saibam que a prefeitura está gastando e colocando sua confiança em todos nós. Que cada atleta esta saindo de suas casas para jogarem uma competição e não ficar brigando em campo ou mais, a fim de arranjar confusão. Às equipes que vierem com este ideal eu aconselho a nem vir. Pois não se adaptarão às regras da competição.
Os atletas e comissões técnicas que estarão neste evento, estarão para jogar e mostrar seu futebol. Portanto, concentrar-se, seguir regras e muita disciplina.
Senhores dirigentes, colaboradores, autoridades e demais pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuem para a realização do Campeonato Interno Municipal – Cidade de Cruzília/MG 2011 nosso muito obrigado a todos. Às comissões técnicas, que dêem o bom exemplo aos atletas.
Cruzília - MG, 28 de Fevereiro de 2012.
Atenciosamente
Eder Souza Ferreira de Sá
Departamento de Esporte - Cruzília/MG

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